A

Escola de Ciências e Tecnologia (EC&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi criada pela Resolução no 012/2008-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2008, como uma Unidade Acadêmica Especializada. Entre os objetivos da EC&T, destaca-se o de dar suporte ao desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão referidas ao Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BC&T), provendo para tanto as condições para a implantação na UFRN da formação acadêmico-profissional em ciclos sucessivos, nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias.

Nesse sentido, a implantação integrada do BC&T e da EC&T culmina uma tradição inovadora da UFRN no âmbito da formação de RH nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas, e articula-se ao Programa REUNI (de reestruturação e expansão) da Universidade pública brasileira para compor um momento especialmente dinâmico da educação superior e da pesquisa em nossa Universidade.

De fato, a idéia da formação em dois ciclos, por grandes áreas do conhecimento, não é nova. A própria UFRN exercitou modelo com essa inspiração no início da década de 1970, com a implantação de uma forma de acesso unificada por grande área (por exemplo, aquela formada pelos cursos de graduação das Ciências Exatas e da Engenharia), passando o ingressante por um processo de formação indiferenciada que correspondia a um ciclo básico unificado de estudos. Findo este ciclo, os estudantes passavam por um processo seletivo baseado em mérito acadêmico, por meio do qual se definiam as turmas de cada um dos cursos integrantes da grande área. Esse modelo foi abandonado pela UFRN no ano de 1972, após um curto período em que foi praticado.

A novidade da propositura neste momento é a diplomação intermediária do estudante, caracterizando o segundo ciclo já como um primeiro momento de educação profissional continuada. Dessa forma, no modelo ora em fase de implantação, o processo de formação do universitário em uma especialidade profissional estabelece desde o início a idéia de flexibilidade. Ao ingressante na UFRN no primeiro ciclo de estudos se brinda, ao fim dos períodos correspondentes a esse ciclo inicial, com um diploma de Bacharel em Ciências e Tecnologia, de caráter generalista com respeito a essa grande área (Ciências Exatas e Tecnologia), além de permitir que ele, por opção própria, resolva continuar seus estudos – agora em um segundo ciclo formativo – direcionando‐os para uma especialidade profissional, regulamentada ou não.

O desenho geral dessa proposta se baseia no conceito de graus cumulativos, introduzido de forma peremptória no debate em torno da Universidade do século XXI pelo "processo de Bolonha". No Brasil, essa é a proposta que, pioneiramente, vem sendo executada na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, desde 2005. É importante salientar que o modelo prevê um diploma de primeiro ciclo com relevância para o ingresso do bacharel no mercado de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, há que contemplar também a outra dimensão do primeiro ciclo – ou seja, do Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia –, qual seja a de se constituir como suporte à preparação de estudantes para o segundo ciclo de formação, para os graduados em BC&T que assim o desejarem.

Foi para executar essa missão específica que nasceu a Escola de Ciência & Tecnologia da UFRN. Missão certamente complexa, cujo exercício servirá também para concretizar objetivos tais como redução de evasão, de retenção e de tempo médio de formação nos cursos de Engenharia e Ciências Exatas. Por isso, a EC&T elaborou para o Curso de Ciências e Tecnologia um projeto pedagógico inovador, especialmente no que concerne: (a) ao acompanhamento e apoio ao estudante, com intensa presença de tutorias e orientações; (b) ao uso de novas tecnologias de ensino-aprendizagem; (c) ao fomento à participação do estudante em pesquisa e extensão; (d) à ênfase na formação interdisciplinar, integrando as dimensões humanística, ambiental, cidadã e empreendedora ao processo formativo, ao lado de uma base sólida em Matemática, Física, Informática, entre outras disciplinas.

Não seria possível ter êxito em um empreendimento desta natureza e porte, sem fundar-se em um modelo institucional novo, cuja estrutura traduza e materialize a dinâmica da formação perseguida. Assim é que a EC&T surge também com a pretensão de ser uma Unidade Acadêmica em que as atividades de pesquisa e extensão sejam trabalhadas de forma interdisciplinar e articuladas definitivamente à atividade de ensino, constituindo-se em um ambiente de trabalho acadêmico marcado pelo desafio de fundar-se em uma plataforma de desenvolvimento humanístico, cultural e social de toda a sua comunidade e de cada um de seus membros.

No futuro breve, portanto, a Escola de Ciências e Tecnologia deverá constituir-se em um núcleo de formação ampliado, incorporando a pós-graduação em sentidos lato e estrito. Com isso, mais uma graduação de qualidade e uma atuação sistemática em pesquisa e extensão, a EC&T se anuncia como uma nova Unidade Acadêmica da UFRN com clara vocação para contribuir com a instituição em seu papel de suporte e fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Rio Grande do Norte e do país.