Considerando as mudanças recentes nos procedimentos de solicitação de auxílio financeiro ao estudante, para participação em eventos e em competições, cujos processos passaram a ser totalmente eletrônicos, informamos abaixo o novo procedimento para os alunos de Ciências e Tecnologia realizarem sua solicitação:

1) Os pedidos deverão ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de início da atividade.

2) No e-mail, anexar todos os documentos comprobatórios, a depender do tipo de atividade. Os documentos mais comuns são:

• Cópia do trabalho a ser apresentado no evento.
• Carta de Aceite do trabalho.
• Programa do evento do qual pretende participar.
• Justificativa do professor-orientador ou do coordenador do curso.
• Atestado de Matrícula.
• Declaração socioeconômica, para os alunos de baixa renda.
• Outros documentos comprobatórios que venham a auxiliar no processo.

3) A solicitação, inicialmente, terá o mérito analisado pela Coordenação do Curso e, posteriormente, será encaminhada para a Direção da ECT, para verificar a possibilidade de atendimento (orçamento).

4) O aluno será comunicado por e-mail acerca do deferimento ou indeferimento de sua solicitação. Caso necessário, a Direção da ECT poderá solicitar informações ou documentos complementares.

O que é o Auxílio Financeiro ao Estudante?

A ajuda financeira a estudantes compreende a aplicação de recursos efetuados, em caráter excepcional, para custear taxa de inscrição em eventos, transporte e estadias de pessoas físicas, na condição de estudantes devidamente matriculados, quando se deslocarem da Universidade para realizar atividades de interesse da instituição (participação em congressos ou atividades científicos, artísticos ou culturais etc.).

Qual o valor do auxílio que o aluno pode receber?

Os auxílios são limitados a 4 (quatro) diárias, a depender da duração do evento, e possuem limites conforme a tabela abaixo. Em casos excepcionais e devidamente justificados, o auxílio poderá extrapolar os valores previstos em resolução.

VALORES DE REFERÊNCIA

LOCALIDADE  VALORES MÁXIMOS POR DIA
 RN  R$ 40,00
 PB, PE, CE  R$ 80,00
 AL e SE  R$ 120,00
 BA e PI  R$ 160,00

RJ, SP, MG, DF, GO, RS, SC, PR, MT, MS, TO,

PA, AM, RO, RR, AC e MA

Previsão legal: Res. nº 027/2010-CONSAD, de 16 de setembro de 2010.