Encerra-se no dia 20 de dezembro os editais 011/2024 de PRORROGAÇÃO DE PRAZO MÁXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO e 012/2024…
No dia 19 de março, o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia divulgou o resultado do concurso “Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ideação e Protagonismo Feminino”. A competição consistiu em propostas de maneiras para ampliar a inclusão feminina nas áreas de ciências exatas e engenharia.
O grupo vencedor foi formado por Thaise Silveira dos Santos Apolinário, Iasmin Caroline Costa de Araújo e Sarah Carla Gomes de Campos, que apresentaram dois planos de atuação. O primeiro plano busca solucionar a falta de representatividade feminina no ambiente escolar, por meio de materiais que considerem as questões de igualdade de gênero. No outro, foi proposto a mudança nas atuações publicitárias e parentais para mudar a perspectiva de profissionais femininas no mercado de trabalho.
O segundo lugar foi ocupado por Steffany Jennyfer Santos de Araújo, que propôs apresentar programas, projetos, sites e ONGs existentes no Brasil que ajudam as meninas do ensino fundamental II e ensino médio a conhecer a área da tecnologia. Já a proposta das discentes Maria Júlia Ferreira de Almeida, Beatriz Melo de Lima e Danyele Silva Dantas de Souza ficou com o terceiro lugar, objetivando a aplicação de campanhas que reforcem a importância feminina na ciência mostrando vidas e obras de mulheres que fizeram história na ciência, sendo, desse modo, uma forma de incentivar jovens estudantes a seguir no caminho tecnológico.
As propostas foram avaliadas pelas docentes Simone Batista, Edna Rangel, Kathiane Santana e Jazielle Carvalho Sá. Os critérios de avaliação utilizados foram coesão e coerência, viabilidade e efetividade do plano de ação, pensamento crítico e referência bibliográfica.
O concurso estava incluído no calendário da Semana da Mulher – série de eventos e postagens elaborados em comemoração ao dia Internacional da Mulher, 8 de março. “Estamos muito felizes com os resultados, esse foi o primeiro concurso que realizamos com a nova diretoria. Ficamos felizes em saber que as meninas que participaram estiveram presentes, se esforçaram bastante e trocaram conhecimentos”, afirma Larissa de Alcântara, diretora de eventos do DAECT. Segundo Larissa, um dos principais objetivos era inventar meninas mostrando que elas são capazes de idealizar e desenvolver projetos.