A turma 7 da disciplina de Ciências e Tecnologias Aplicadas (CTA) em Engenharia do Petróleo, da Escola de Ciência e…
O ex-aluno formado em Ciências e Tecnologia, e atual estudante de Engenharia da Computação, Francisco Davi, recebeu destaque na premiação IEL de Talentos, do Instituto Euvaldo Lodi, que aconteceu em 25 de agosto. Davi conquistou o 2º lugar na etapa regional da categoria Estagiário Inovador, com o Projeto Sofia: Integração de IA para uma Experiência Virtual Inovadora, desenvolvido durante seu estágio no Senac-RN, sob orientação da professora supervisora Zulmara Virgínia, da ECT.
Pensando em criar uma persona capaz de apresentar eventos de forma envolvente para quem assiste, o projeto foi a implementação de uma assistente virtual chamada Sofia, para tornar a experiência atrativa e inovadora para o espectador. Por meio de mensagens pré-programadas, Sofia seria capaz de interagir com o público em eventos internos e externos ao Senac.
Junto com Francisco, trabalharam juntos os estagiários Erick Allan, Jackson Ricardo, e Maycon Douglas, além dos superiores Marcos André e Wesley Bezerra, líderes em TI, Renato Rodrigues, especialista em Tecnologias Educacionais, e Priscila Silveira, Gerente do Núcleo de Qualidade e Crescimento.
Segundo Davi, a estratégia foi usar um prompt que remetesse uma persona capaz de gerar identificação e representatividade nos usuários delas, por essa razão, a equipe optou por torná-la uma mulher inspiradora.
Em uma trajetória acadêmica de pesquisas, desde 2020 Francisco Davi trabalha no projeto de ensino “Da Ciência aos Negócios Tecnológicos – Difusão da Cultura da Inovação como Alicerce da Universidade Empreendedora”, primeiramente como bolsista voluntário, sendo aprovado como bolsista remunerado no ano seguinte.
Ainda em 2021, o discente deu início ao estágio, com indicação da professora Zulmara, que justifica a oportunidade devido a significativa dedicação e resultados alcançados pelo mesmo. “Após conquistar a vaga de voluntário, ele abraçou a oportunidade com dedicação e vontade de fazer o melhor, e desde então só tem crescido”, declara a docente.
Em um sentimento gratificante, expressado pelo discente, conquistar o 2º lugar no prêmio IEL simboliza não só a recompensa, como também representa um trabalho colaborativo realizado por toda a equipe.