O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou, no dia 14 de outubro, a lista definitiva…
O auditório Otto de Brito Guerra foi palco, no dia 25 de outubro, da premiação da 35ª edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT), com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Neste ano, cinco trabalhos com envolvimento de estudantes e professores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), finalizaram o congresso contemplados com prêmios em diferentes categorias.
Vencedores do 8º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Como vídeo destaque na área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, está Yasmim Ilíada, graduanda em Engenharia de Materiais e pesquisadora voluntária na equipe de Iniciação Científica do professor da ECT Filipe Martel, seu orientador. Em seu projeto, ela tratou sobre a importância dos catalisadores na redução de emissões poluentes, que envolve o desenvolvimento de materiais e processos com potencial para impactos ambientais positivos, possuindo uma ligação direta ao combate à poluição atmosférica.
Dentro de sua escolha para o vídeo Yasmin trouxe um lado recreativo e evidencia ter buscado elementos pessoais e regionais. “Busquei trazer raízes nordestinas, inspirado no estilo do cordel, que me foi apresentado pelo meu bisavô, Antônio de Pádua Borges. Combinei essa tradição com o lúdico dos desenhos animados, criando uma estética que reflete tanto a regionalidade quanto a diversão, valorizando a cultura local de forma acessível e envolvente”, salienta.
Ela também destaca que a partir de sua produção enxerga certo impacto dentro da sua área de estudo. “O vídeo pode despertar interesse pelo estudo de catalisadores e pelo potencial das perovskitas na conversão de gases tóxicos. Ele demonstra como a ciência aplicada traz soluções para questões ambientais urgentes e serve como inspiração para que mais pessoas se envolvam com pesquisas e projetos voltados para materiais e sustentabilidade.”
Ainda dentro do 8º Prêmio Destaque, na Subcategoria Inovação, com o vídeo de seu trabalho Melhorando as metodologias de hardware e software para atividades em Robótica Educacional, está o discente da ECT Igor Matias, orientado pelo professor Luiz Marcos Gonçalves. A ideia surgiu quando Igor, como ex-estagiário de robótica educacional, notou maiores necessidades na área em escolas públicas mais carentes.
“O projeto foi desenvolvido com o FOCORE, buscando popularizar a robótica educacional em Natal. Fui um dos estagiários alocados em escolas da cidade onde tive contato direto com uma comunidade mais carente. Havia apenas um kit de robótica, um material extremamente caro, então, diante da necessidade de adaptar o kit comecei a desenvolver algo mais acessível, utilizando Arduino, sensores de baixo custo e componentes projetados com impressão 3D, como garras e chassis”, comenta Igor.
A ideia permitiu, inclusive, que a escola participasse de competições, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). “A robótica está hoje entrelaçada com diversos benefícios educacionais. O desenvolvimento desse kit de robótica permitirá que novos jovens tenham a oportunidade de acessar essa tecnologia, participar de competições, trabalhar em equipe, ter habilidades computacionais, estimular a criatividade e superação da timidez. Além disso, os professores também podem usar essa ferramenta para suas aulas, seja em física, matemática ou outras áreas”, pontua o estudante.
Trabalhos Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica
No caso da estudante de Ciências e Tecnologia, com ênfase em Aeroespacial e Astronomia, Lívia Maria, o foco foi trazer informações cruciais sobre as atmosferas dos exoplanetas. Orientada pelo professor Leonardo Almeida, ganhou em 2º lugar na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com o trabalho Caracterização das Atmosferas dos Júpiteres Quentes Observados pelos Satélites Kepler e Tess. “O meu trabalho tinha como principal objetivo utilizar os dados dos satélites Kepler e TESS para caracterizar atmosferas de exoplanetas do tipo Júpiter Quente, ou seja, analisar essas atmosferas e inferir se há ou não elementos químicos e moléculas nelas”, explicita Livia.
A discente também pontuou que o seu principal resultado foi que dentre os 30 exoplanetas analisados, dois deles (HAT-P-7 b e TrES-2 b) apresentaram indícios de sódio em suas atmosferas, e um deles (KOI-13 b) apresentava indícios de vapor d’água. Segundo ela, resultados como esses trazem informações muito importantes para a área de Astrobiologia, que é um dos principais tópicos da pesquisa astronômica atualmente.
Já na Subcategoria Bolsas por Menção Honrosa, na grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, está o graduando de Engenharia de Computação e participante de iniciação científica na área de cosmologia, Ícaro Cortês, que apresentou seu trabalho intitulado A energia escura pode explicar um índice de crescimento maior?, orientado pelo professor Ronaldo Carlotto, da ECT.
“A nossa pesquisa ajudou a explorar e entender melhor como as propriedades da Energia Escura afetam na formação de estruturas cosmológicas, como aglomerados de galáxias. Neste trabalho encontramos funções que relacionam diretamente essas propriedades da Energia Escura com a formação de estrutura, o que facilita bastante certos cálculos”, pontuou.
O estudante também ressalta sua felicidade em participar do congresso e conquistar a menção honrosa. “Uma grande honra e felicidade poder apresentar algo que estudei por meses para um público tão grande. O CICT apresenta uma qualidade de infraestrutura impressionante, fazendo jus aos trabalhos incríveis apresentados. Essa experiência como um todo me motivou ainda mais a seguir carreira como pesquisador.”
Por fim, em 2º lugar na Categoria Ciências da Vida está o trabalho destaque de iniciação científica e tecnológica da aluna Ana Augusta, sob orientação do professor Claudio Queiroz, intitulado Oscilações cerebrais do sono em dois modelos animais de epilepsia. Estudante de C&T com ênfase em Tecnologia Biomédica, ela faz há dois anos iniciação científica no Instituto do Cérebro. Para ela, a participação no CICT foi uma experiência desafiadora, mas de grande importância e emoção, pois pôde apresentar seu trabalho diante de tantas pessoas, em especial, seu pai, que também é professor e pesquisador na UFRN.
Seu projeto integra a linha de pesquisa do seu orientador no Laboratório de Redes Neurais e Epilepsia do Instituto do Cérebro, que investiga os mecanismos geradores de crises. “Uma das abordagens que exploramos é a relação entre a ocorrência de crises e os diferentes ritmos biológicos. Comecei estudando o ritmo circadiano em animais com epilepsia crônica e, atualmente, utilizo registros eletrofisiológicos de animais em livre movimento. Com essa metodologia, posso investigar a relação entre os ritmos do ciclo sono-vigília e as crises”, explicita Ana, que pretende, ainda, continuar a pesquisa no mestrado em Neurociências no instituto.
Sobre o CICT
O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) é um dos eventos mais importantes para Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo onde os alunos de iniciação científica e tecnológica apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, sob orientação de professores da instituição. O evento é dividido em uma etapa de mostra de trabalhos e vídeos de Ciência, Tecnologia e Inovação (virtual) e apresentações de trabalhos presenciais, com a participação de estudantes, docentes e técnicos.