Alunos do interior do RN visitam a ECT

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 16 de agosto de 2024

Na última segunda-feira (12), a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN recebeu 88 alunos do quarto e quinto ano do Ideal Colégio e Curso, de Santo Antônio, RN. A visita foi organizada pela Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos, Tecnológicos e Aplicados (inPACTA) e pelo Laboratório de Robótica (LAR) da ECT.

Alunos interagindo com o carrinho robótico na inPACTA – Foto: Maria Heloyze

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os laboratórios e projetos desenvolvidos na área de robótica e inteligência artificial. O evento teve como objetivo aproximar os jovens das práticas inovadoras e tecnológicas, alinhando-se com o currículo do colégio, que este ano foca em robótica e aplicações de inteligência artificial.

Railson Moreno, professor do colégio e egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) da ECT, destacou a importância dessa conexão: “Alinhamos essa visita com mais de 80 alunos para que eles tivessem um contato maior com inovação e tecnologia. Fomos muito bem recebidos pela equipe da ECT.”

Maryanne Ferreira, bolsista da inPACTA, ressaltou a importância de atrair a atenção dos jovens para o mundo da tecnologia, mesmo que conceitos como Inteligência Artificial, startups e processos tecnológicos sejam novos para eles. Ela enfatiza que o essencial é despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela ciência, contribuindo para que se tornem futuros profissionais. Segundo Maryanne, a visita dos alunos do Ideal Colégio e Curso, assim como de outras escolas, fortalece a conexão com o futuro, difundindo conhecimentos e aproximando os jovens da inovação.

Escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo e-mail: direcao@ect.ufrn.br.