A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN está com inscrições abertas para o curso de extensão “Tópicos de…

Membros da equipe de jiu-jitsu na UFRN. Imagem: arquivo pessoal.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, desde 2009, o projeto de extensão “Brazilian JIU-JITSU: arte suave na UFRN”, que tem proporcionado uma nova forma de qualidade de vida para os estudantes universitários. Em 2025, o projeto iniciou sua nova edição no dia 17 de março e seguirá até 18 de dezembro, com aulas presenciais realizadas às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no ginásio poliesportivo da UFRN. A ação de extensão se mantém ativa também durante o período de férias e não exige inscrição prévia.
Com o objetivo de promover a prática de lutas, defesa pessoal e atividade física de qualidade, o projeto tem como público-alvo todos aqueles interessados nessas áreas, e as aulas são divididas em três categorias: avaliação física, prática desportiva e treinamento voltado para competição. A expectativa é que 50 pessoas participem a cada semestre.
A coordenação do projeto, atualmente liderada pela professora Edna Maria Rangel, docente na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), ainda busca garantir um espaço fixo e horários regulares no ginásio poliesportivo da UFRN, a fim de evitar que o andamento das atividades dependa da disponibilidade do local ou da realização de outros eventos na instituição.
Os interessados podem comparecer ao ginásio, trazer seu kimono, entrar em contato com o professor responsável e começar a treinar imediatamente. O treinamento competitivo, que visa preparar os alunos para competições de jiu-jitsu, é a fase mais avançada do processo e oferece condições para que os atletas possam competir em campeonatos, representando a UFRN em eventos universitários, além de possibilitar a participação em competições internacionais.
Com uma proposta de integração entre esporte e saúde, o Brazilian JIU-JITSU: arte suave na UFRN se consolida como uma importante ação para promover bem-estar e formar novos atletas dentro na universidade, contribuindo positivamente no desenvolvimento de aspectos cognitivos, fisiológicos e psicossociais. A ação de extensão é provedora das principais atividades de cooperação e coletividade, despertando uma conexão favorável entre os espaços da UFRN e a comunidade geral que, através do esporte educacional, compartilha a mesma paixão e interesse: o jiu-jitsu brasileiro.