Cometa Nordestino e Titan destacam-se na celebração dos 50 anos da SAB

Escrito por: Geovana Tomaz - Projeto Cometa Nordestino | Publicado em: 7 de outubro de 2024

De 22 a 26 de setembro, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) realizou sua reunião anual em comemoração ao seu cinquentenário, reunindo pesquisadores e a comunidade acadêmica de astronomia e astrofísica do país. Neste evento, o Cometa Nordestino e Time de Astrofísica e Exoplanetologia (Titan), projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), fizeram suas estreias, apresentando oito trabalhos acadêmicos que colocaram a UFRN em destaque nas discussões da área.

Os trabalhos, elaborados por alunos de graduação e pós-graduação, foram amplamente elogiados, inclusive pelo sócio fundador da SAB, Sylvio Ferraz de Melo. Durante a ocasião, o professor Leonardo Almeida apresentou seu projeto de extensão, o Cometa Nordestino, que atraiu a atenção de diversos grupos presentes.

“Participar da SAB pela primeira vez foi um desafio estimulante! Integrar o grupo Cometa/Titan neste evento tem um significado especial para mim, pois pudemos apresentar nossas iniciativas do Cometa Nordestino a um público especializado, o que é fundamental para avaliarmos a relevância do nosso trabalho. Esses dias foram repletos de aprendizado e troca de conhecimentos, o que me motivou a continuar minha jornada na Astronomia, agora com uma nova ênfase no curso de CeT”, destaca Elaine Oliveira, graduanda em Ciências e Tecnologia.

A discente apresentou um trabalho sobre o uso de tecnologia social na divulgação da astronomia e notou que a audiência demonstrou grande interesse pelos experimentos do Cometa e pelo nosso método de atuação nas escolas públicas do RN. Além disso, os artigos apresentados abordaram uma variedade de temas relevantes para o avanço do conhecimento em Astronomia e Astrofísica, incluindo o ensino lúdico da astronomia nas escolas de ensino básico, a busca por exoplanetas e bioassinaturas, entre outros.

O projeto Cometa Nordestino e o Time de Astrofísica e Exoplanetologia são iniciativas da ECT/UFRN, coordenadas pelo professor Leonardo Almeida, que visam estimular o interesse pela Astronomia e Astrofísica entre os jovens, além de promover a pesquisa e a formação de novos talentos nessas áreas. Através de diversas atividades, como observações noturnas, palestras e oficinas, os projetos aproximam a comunidade do universo e despertam paixões pela ciência.

Integrantes do Comenta com o Sylvio Ferraz de Melo. – Foto: Elaine Oliveira (Cometa Nordestino)

O que é a Reunião Anual da SAB?

O encontro anual reúne a comunidade astronômica para um intenso debate sobre as últimas descobertas, avanços em instrumentação e as perspectivas futuras da pesquisa na área. Desde o primeiro dia, os participantes levantam questões cruciais sobre os desafios enfrentados pelos pesquisadores brasileiros, propondo soluções inovadoras e um plano estratégico para fortalecer a astronomia no país.

“Enquanto pesquisador e professor, a participação dos nossos alunos em encontros como a reunião da SAB permite a troca de ideias e a discussão de novas perspectivas, fundamentais para impulsionar o avanço da pesquisa astronômica e consolidar o posicionamento da UFRN no cenário científico nacional e internacional”, destaca o professor Leonardo Almeida.

Trabalhos apresentados na SAB

  • “Experimento do Trânsito Planetário Como Ferramenta Educacional Para Ensino Lúdico de Astronomia”, por Alanna Khésley e Leonardo Almeida.
  • “Cometa Nordestino: Popularizando Astronomia e Astronáutica como ferramenta de incentivo à vocação científica nas escolas”, por Leonardo Almeida e colaboradores.
  • “Projeto Cometa Nordestino: o uso de Tecnologia Social na Difusão Científica da Astronomia”, por Elaine Cristina e Leonardo Almeida.
  • “Caracterização da Atmosfera do Exoplaneta WASP-77Ab”, por Livia Maria, Marildo Pereira e Leonardo Almeida.
  • “Variação do período orbital do sistema binário Kepler-451: dois candidatos circumbinários”, por Lídia Maria, Eder Martioli e Leonardo Almeida.
  • “Utilizando variação do tempo de trânsito por planetas no sistema WASP-4”, por João Vitor Ferreira e Leonardo Almeida.
  • “Aplicando aprendizado de máquina e métodos estatísticos na Astrofísica: análise da relação período-luminosidade e estimativa de parâmetros fundamentais para Cefeidas e RR Lyraes”, por Gabriel Wendell e Leonardo Almeida.
  • “Análise da variação do período orbital do sistema binário evoluído NN Ser”, por Diana Moura e Leonardo Almeida.

Ao todo 8 trabalhos foram apresentados no SAB. – Foto: Elaine Oliveira (Cometa Nordestino)