O projeto Cometa Nordestino espalha conhecimento científico e inspira um futuro de possibilidades nas comunidades nordestinas...
O projeto de extensão Cometa Nordestino e o Time de Astrofísica e Exoplanetologia (Titan), ligados à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estarão presentes na XLVIII Reunião da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Com todos os 9 artigos científicos submetidos pelos alunos dos projetos aprovados para apresentação no evento, esse é um marco que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido na ECT pelos discentes e a relevância do Cometa Nordestino e do Titan nas discussões da astronomia brasileira.
Os artigos aprovados abordam temas diversos e relevantes para o avanço do conhecimento em Astronomia e Astrofísica, como o papel da divulgação científica no contexto social, o ensino lúdico da Astronomia nas escolas do ensino básico, a busca por exoplanetas e bioassinaturas, entre outros. A aprovação de 9 artigos na Reunião Anual da SAB representa um marco para a ECT, pois destaca a UFRN no cenário nacional e internacional, e consolida a instituição como referência na formação de novos talentos e na produção de pesquisa de ponta na área.
O evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de setembro, no Hotel Majestic, Águas de Lindóia/SP. Alunos e professores terão ao todo quatros dias imersivos nas principais temáticas da astronomia brasileira, com oportunidade de trocas entre a comunidade acadêmica e científica, além da apresentação dos trabalhos, workshops e conferências.
“Pela primeira vez na história da nossa ECT, levaremos 8 estudantes para esse importante evento nacional. Essa conquista mostra a excelência dos nossos estudantes e como eles são determinantes para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão da nossa UFRN. A atmosfera científica da reunião da SAB impactará na formação destes discentes e transformará a vida profissional de cada um deles”, colabora o professor Leonardo Almeida.
A aluna Alana Khésley, discente de Escolas de Ciências e Tecnologia, está muito empolgada e feliz pela aprovação. “Para mim, ainda na graduação é uma oportunidade incrível poder apresentar nosso trabalho e levar o nome da nossa instituição, a ECT em um evento desse nível”, afirma a discente.
Sobre o projeto Cometa Nordestino e o Titan
O projeto Cometa Nordestino e o Titan são iniciativas da ECT/UFRN, coordenadas pelo professor Leonardo Almeida, que visam estimular o interesse pela Astronomia e Astrofísica entre os jovens, além de promover a pesquisa e a formação de novos talentos nessas áreas. Através de diversas atividades, como observações noturnas, palestras e oficinas, os projetos aproximam a comunidade do universo e despertam paixões pela ciência.