Na última semana, os alunos da turma de Ciências e Tecnologias Aplicadas com ênfase ambiental (CTA1) da Escola de Ciências…
A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) organizará debates competitivos na disciplina de Práticas de Leitura e Escrita II (PLE-II), ministrada pelas professoras Glícia Azevedo e Alana Driziê. O evento discutirá se o uso de IA generativa de textos e imagens diminui a criatividade e a criticidade dos estudantes universitários.
Os debates acontecem no dia 29 de julho, em quatro sessões nos períodos vespertino e noturno. As sessões vespertinas serão realizadas no Auditório C e na Sala 1, ambas das 14h50 às 16h30. As sessões noturnas acontecerão nas Salas 5, das 18h40 às 22h10.
Devido ao grande número de alunos, o turno vespertino será dividido entre duas salas, embora ambas comecem no mesmo horário. Neste semestre, as turmas da professora Alana Driziê e da professora Glícia Azevedo terão debates simultâneos, e a demanda de participação impediu a junção das turmas em uma única sessão, conforme explicou a professora Driziê.
O tema do debate foi escolhido por votação dos alunos, refletindo discussões recentes em sala de aula desde o lançamento do ChatGPT em 2023. “As inteligências artificiais generativas fazem parte do cotidiano dos alunos e é necessário discutir o uso responsável dessas ferramentas. Embora ainda seja cedo para identificar possíveis consequências na criatividade e criticidade, há uma mudança de paradigmas no ensino de leitura e escrita”, afirmou a professora Driziê.
Os debates serão abertos ao público sem necessidade de inscrição prévia. Os alunos atuarão como debatedores e mediadores das sessões.