A Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos, Tecnológicos e Aplicados da Escola de Ciência e Tecnologia (inPACTA) abre inscrições para o…

Foto: José Vinícius – Ascom/ECT.
Nesta sexta-feira(21), a Escola de Ciências e Tecnologia realizou a aula inaugural da turma 2025.1 do Polo 51 UFRN do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Mediada pelo professor Jefferson Soares da Costa, coordenador do curso, a aula tem como objetivo apresentar o curso, professores e disciplinas para os mestrandos ingressantes no curso no semestre 2025.1, bem como esclarecer dúvidas.
A professora Kaline Viana, diretora da ECT, também recepcionou os alunos e destacou a importância da instituição na formação dos novos mestrandos. “É sempre uma grande honra tê-los aqui estudando e contar com a participação dos professores públicos na nossa escola. Esperamos que este semestre seja muito produtivo e que vocês consigam alcançar aquilo que almejam, que é uma especialização na profissão que já exercem no dia a dia do mestrado profissional”, afirma Kaline.
Além disso, como já é tradição, um egresso do curso foi convidado para dar uma palavra motivacional para os estudantes. Neste semestre, foi convidado Carlos André, professor de Física há mais de 30 anos.
“Voltar para o ambiente acadêmico depois de tantos anos foi um grande desafio, mas também uma experiência transformadora. No mestrado, pude aprofundar meu conhecimento e desenvolver um material que pode contribuir para o ensino de Física em escolas com menos recursos. Espero que vocês aproveitem essa oportunidade ao máximo, pois o aprendizado aqui pode fazer a diferença tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.”

Foto: José Vinícius – Ascom/ECT.
A importância do MNPEF
Segundo o professor Jefferson Costa, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tem um impacto enorme na vida dos seus estudantes, que são professores da rede de ensino, pois oferece uma oportunidade única de qualificação. Com isso, esses professores melhoram sua capacidade de lecionar e ainda por cima melhora os seus salários.
Além disso o programa causa um impacto ainda maior que é com relação a qualidade de ensino, visto que cada um desses profissionais leciona para mais de 200 estudantes por ano, isso acarreta numa melhor formação para milhares de jovens tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino.