O projeto Cometa Nordestino espalha conhecimento científico e inspira um futuro de possibilidades nas comunidades nordestinas...
A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN se destaca mais uma vez no cenário acadêmico, com sete trabalhos pré-selecionados na 35ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10 de outubro, pela Pró-Reitoria de Pesquisa. Dos projetos indicados, cinco concorrem na categoria Trabalho Destaque, enquanto dois disputam a premiação de Vídeo Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica.
Um dos trabalhos selecionados é da aluna de Ciências e Tecnologia, Lívia Maria Bezerra da Silva, orientada pelo professor Leonardo Andrade de Almeida, que participa pelo segundo ano consecutivo do prêmio. Em seu projeto, Lívia analisou 30 exoplanetas e identificou importantes indícios de sódio (Na) e até vapor d’água (H₂O) em suas atmosferas. Ela comenta que essa pesquisa se desenvolveu por meio da observação em diferentes regiões do espectro eletromagnético e acrescenta o quão gratificante está em concorrer a esse prêmio junto de tantas outras pesquisas importantes e interessantes.
Já a estudante Ana Augusta de Carvalho Rangel, orientada pelo professor Claudio Queiroz (ICE/UFRN), traz à 35º edição seu projeto ligado à linha de pesquisa do Laboratório de Redes Neurais e Epilepsia, do Instituto do Cérebro, onde trabalha nos mecanismos geradores de crises. Segundo a estudante, uma das ideias do projeto é a exploração da relação entre a ocorrência de crises epilépticas e os diferentes ritmos biológicos. A discente afirma que ser indicada ao prêmio representa um grande incentivo para continuar na iniciação científica e, quem sabe, avançar para um mestrado no programa de pós-graduação em neurociência do Instituto do Cérebro.
Na categoria Vídeo Destaque, seguindo a linha de inovação tecnológica, o aluno de Ciências e Tecnologia Igor Matias de Lima Dantas, orientado pelo professor Luiz Marcos Garcia Gonçalves (DCA/UFRN), foi pré-selecionado com um projeto voltado para a robótica educacional em escolas públicas. Igor desenvolveu hardwares de baixo custo e aprimorou softwares educacionais, buscando tornar a robótica acessível e inclusiva. Ele destaca a importância do projeto para promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas em escolas de baixa renda, e se mostra entusiasmado em compartilhar os resultados na apresentação final do congresso.
Os projetos selecionados agora seguem para avaliação final pela Comissão Julgadora, e os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do eCICT 2024, marcada para 25 de outubro no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN. Confira abaixo os 7 projetos pré-selecionados da ECT. Para acessar as listas completas divulgadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, acesse aqui.
Trabalhos Pré-selecionados – Categoria Trabalho Destaque:
- Oscilações cerebrais do sono em dois modelos animais de epilepsia. Autor(a): Ana Augusta de Carvalho Rangel (Graduanda de Ciências e Tecnologia); Orientador: Claudio Marcos Teixeira de Queiroz (ICE/UFRN).
- Caracterização das atmosferas dos Júpiteres quentes observados pelos satélites Kepler e TESS. Autor(a): Lívia Maria Bezerra da Silva (Graduanda de Ciências e Tecnologia); Orientador: Leonardo Andrade de Almeida (ECT/UFRN).
- A energia escura pode explicar um índice de crescimento maior?. Autor(a): Ícaro Bruno Silbe Cortês (Graduando em Engenharia de Computação); Orientador: Ronaldo Carlotto Batista (ECT/UFRN).
- Análise da variação de período orbital do sistema binário NN Ser. Autor(a): Diana Moura Silva (Graduando em Física), Orientador: Leonardo Andrade de Almeida (ECT/UFRN).
- Influência das Temperaturas de Calcinação nas Propriedades Catalíticas de Perovskitas Dissubstituídas e Sua Eficácia na Mitigação dos Impactos Ambientais pela Conversão de CO em CO₂. Autor(a): Yasmim Ilíada Cury Rodrigues (Graduanda em Engenharia de Materiais), Orientador: Filipe Martel de Magalhães Borges (ECT/UFRN).
Trabalhos Pré-selecionados – Categoria Vídeo Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica:
- Melhorando as metodologias de hardware e software para atividades de robótica educacional. Autor(a): Igor Matias de Lima Dantas (Graduando em Ciências e Tecnologia); Orientador: Luiz Marcos Garcia Gonçalves (DCA/UFRN).
- Influência das Temperaturas de Calcinação nas Propriedades Catalíticas de Perovskitas Dissubstituídas e Sua Eficácia na Mitigação dos Impactos Ambientais pela Conversão de CO em CO₂. Autor(a): Yasmim Ilíada Cury Rodrigues (Graduanda em Engenharia de Materiais), Orientador: Filipe Martel de Magalhães Borges (ECT/UFRN).
SOBRE O CICT
O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) é uma das principais ações inseridas no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, que busca atrair estudantes para atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidas na universidade. O evento envolve apresentações de pesquisas desenvolvidas ao longo do ano por alunos de iniciação científica e tecnológica, seja na modalidade bolsista ou voluntário. O CICT 2024, em sua 35ª edição, aborda o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e ocorre em duas etapas: uma mostra de trabalhos e vídeos entre os dias 16 e 18 de setembro e a etapa de apresentações presenciais, que vai de 21 a 25 de outubro de 2024.