A turma 7 da disciplina de Ciências e Tecnologias Aplicadas (CTA) em Engenharia do Petróleo, da Escola de Ciência e…
Na última semana, os alunos da turma de Ciências e Tecnologias Aplicadas com ênfase ambiental (CTA1) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), realizaram uma visita técnica à Comunidade da Formiga. A atividade proporcionou aos estudantes uma vivência prática das tecnologias sociais voltadas à sustentabilidade, aproximando-os das técnicas agroecológicas e dos saberes comunitários da localidade.
Sob a orientação da professora Débora Medina, a turma CTA1 explorou diferentes práticas de bioconstrução e saneamento ecológico, como a compostagem de restos de alimentos, uso de biodigestores para tratamento de esgoto e reaproveitamento do efluente em cultivos locais. “A visita foi excelente, pois os estudantes viram na prática como aplicar diferentes tecnologias sociais, foi realmente um momento importante de troca de conhecimento entre os estudantes e os responsáveis pela comunidade”, destaca Débora.
A disciplina CTA1, integrada ao projeto de extensão em Tecnologias Sociais da ECT, desafia os alunos a identificarem problemas reais e proporem soluções que integrem conhecimento acadêmico e saberes comunitários. Ao longo do semestre, os estudantes são capacitados a propor tecnologias sustentáveis e inclusivas, desenvolvendo habilidades que vão além do conhecimento técnico e incluem a formação cidadã. Entre os problemas abordados pela turma, estão o descarte inadequado de resíduos, alagamentos urbanos e a necessidade de infraestrutura em escolas e ONGs locais.
O que é a Comunidade da Formiga?
Localizada em um sítio de agricultura familiar no município de Nísia Floresta/RN, a Comunidade da Formiga é guiada pelos princípios da agroecologia e tem como objetivo principal a preservação e regeneração dos ecossistemas, além da segurança alimentar. Como uma unidade demonstrativa, a comunidade compartilha técnicas de cultivo agroflorestal, bioconstruções e saneamento ecológico que servem como exemplo prático para visitantes e estudantes. Reunidos pelo trabalho cooperado e orientados pelo bem comum, os integrantes da comunidade promovem a sustentabilidade e a educação ambiental, valorizando a inter-relação entre sociedade e natureza.