Após a integralização curricular de um percentual dos componentes curriculares do núcleo comum, os alunos de Ciências e Tecnologia estão aptos a participar de um processo seletivo baseado em mérito acadêmico, normatizado em resolução complementar, o qual permitirá que escolham uma das possibilidades de formação descritas a seguir:
Formação interdisciplinar geral
A primeira possibilidade é a de continuar a formação interdisciplinar sem preparação específica para o ingresso em um curso de segundo ciclo. Nesse caso, todos os componentes curriculares cursados nos semestres posteriores serão de livre escolha do aluno dentre aqueles designados como optativos na estrutura curricular.
Formação interdisciplinar direcionada
A segunda possibilidade é a de continuar a formação interdisciplinar em um eixo de conhecimento específico. A organização curricular desses componentes permite ao graduando decidir entre distintos eixos de conhecimento, que compõem formações distintas. Nesse caso, o aluno deverá cursar, nos semestres posteriores, uma carga horária de componentes obrigatórios e um grupo de componentes optativos específicos ao eixo de conhecimento escolhido. Nessa formação, as ênfases disponíveis são as seguintes:
- Neurociências
- Computação Aplicada
- Negócios Tecnológicos
- Aeroespacial e Astronomia
- Soluções e Tecnologias Sustentáveis
Formação para engenharias
A terceira possibilidade permite ao estudante o reingresso específico de segundo ciclo em um dos cursos de Engenharia da UFRN que tem C&T como curso de primeiro ciclo, a saber:
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Biomédica
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Petróleo
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia da Computação
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Mecatrônica
Para os estudantes que optem por essa possibilidade, existe um segundo conjunto de componentes obrigatórios, definidos como núcleo tecnológico. Para esses casos, e em função da escolha do curso subsequente, os alunos terão componentes curriculares obrigatórios e optativos durante os semestres posteriores definidos em conjunto com os Colegiados dos Cursos de segundo ciclo.