Encerra-se no dia 20 de dezembro os editais 011/2024 de PRORROGAÇÃO DE PRAZO MÁXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO e 012/2024…
Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte sediou a 5ª edição do International Symposium on Technology and Business (ISTB), que contou com a participação de palestrantes da Suécia, Noruega e Canadá, além de uma Vitrine Tecnológica sobre ideias e propostas de negócios ministrada por alunos de mestrado. O evento vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) possui como tema central “Nosso Negócio é a Inovação” e aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia da UFRN e na ECT.
Discutindo as contribuições da tecnologia nos negócios
A abertura do simpósio contou com uma breve mesa composta por Amanda Leite (Vice-diretora da ECT), Luciana de Figueiredo (Coordenadora do PPGCTI) e membros da comissão organizadora, composta pela presidente da comissão: Herculana Santos (ECT) e pelos membros Marco Cabral (DPRO) e Efrain Pantaleon (ECT).
Palestrantes internacionais enriqueceram o primeiro dia de evento com apresentações refinadas sobre o ecossistema da inovação baseadas em estudos e pesquisas. Marcos Felipe Galvão (Instituto Karolinska, Suécia) destacou avanços em bioquímica toxicológica, enquanto Bruna Vasconcelos (Universidade de Sherbrooke, Canadá) compartilhou ações inovadoras no uso de biomassa. Rafael Ventura (Universidade de Stavanger, Noruega) apresentou alternativas ecológicas para a cimentação de poços de petróleo, reforçando o papel da sustentabilidade na indústria de energia e, finalizando as palestras da manhã, Pollianna Torres trouxe a contribuição do MAPA com a inovação no RN.
No período da tarde, as discussões se voltaram para iniciativas locais, contando com a presença de professores e coordenadores dos cursos de ciências e tecnologia. O Palco Feminino destacou a gestão inovadora da ECT e do PPgCTI composta exclusivamente por mulheres, enquanto palestras como a de Gláucio Bezerra (ECT) abordaram a importância de simplificar a linguagem acadêmica. A programação ainda trouxe temas como incubação tecnológica, empreendedorismo e divulgação científica, encerrando com uma reflexão sobre os custos e o futuro da exploração espacial, conduzida por João Rodrigo Leão (ECT).
Vitrine Tecnológica e o potencial nos negócios
No formato de seminário, os alunos do mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora composta por docentes da ECT e do PPgCTI. A atividade, intitulada “Vitrine Tecnológica”, foi uma extensão do primeiro dia do ISTB e trouxe uma nova perspectiva sobre o uso da tecnologia como ponto de partida para os negócios e como ferramenta essencial no desenvolvimento de organizações inovadoras. Com destaque em soluções que representam um avanço significativo para o futuro da sociedade, o primeiro bloco de apresentações ocorreu das 8h às 12h, seguido pelo segundo bloco, das 14h às 17h, no dia 4 de dezembro.
Descobrindo o futuro dos negócios
O ISTB 2024 reafirmou o papel da UFRN como um importante polo de inovação, estabelecendo conexões entre academia e mercado. Segundo a professora Luciana de Figueiredo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação, a ideia de trazer o simpósio vem da necessidade de discutir negócios tecnológicos e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no PPgCTI. A troca de conhecimento entre professores, alunos e pesquisadores revela o potencial de projetos internos no setor de inovação e promove discussões sobre a evolução tecnológica no mercado atual.