IV ERIRN acontece nesta semana durante o GO!RN

IV Encontro de Robótica e Inovação do RN acontece no maior evento de inovação do estado.
Escrito por: Ascom/ECT | Publicado em: 17 de setembro de 2024

O Encontro de Robótica e Inovação do RN (ERIRN) chega à sua quarta edição em 2024 com o tema central “IA e Robótica: novos caminhos para a educação”. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, integrando a programação do GO!RN, maior evento de inovação do Rio Grande do Norte.

A edição deste ano conta com uma programação que inclui palestras, painéis temáticos, apresentações artísticas, a Mostra de Robótica e Inovação e a presença de importantes nomes da academia e do setor educacional. O evento é coordenado pelo professor Dr. Aquiles Burlamaqui, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN) e pela professora Dra. Akynara Aglaé, da Universidade Federal do Semi Árido (UFERSA).

O ERIRN tem sido destaque no cenário da robótica educacional no estado, sendo correalizador do GORN desde 2023, juntamente com o SESI, ambos responsáveis pela organização do Espaço Robótica dentro do evento. Com o tema “IA e Robótica: novos caminhos para educação”, o encontro promete aprofundar o debate sobre o impacto dessas tecnologias na educação, com foco em acessibilidade, criatividade e inovação.

A programação começa no dia 20 de setembro, com atividades que incluem a Mesa de Abertura, seguida de painéis temáticos como “Inovação Tecnológica para Pessoas com Deficiência: Superando Barreiras com Acessibilidade” e “IA e Robótica: Novos Caminhos para a Educação”. Na parte da tarde, haverá apresentações de projetos na Mostra de Robótica e Inovação e discussões sobre a Política Nacional de Educação Digital e sua relação com a BNCC da Computação. O dia será encerrado com painéis que debatem a inovação e gestão de práticas educacionais.

Já no dia 21 de setembro, o evento trará debates sobre Pesquisas em Robótica e IA e o impacto da Robótica Social voltada para a Educação. Além disso, alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições apresentarão seus projetos inovadores nas áreas de robótica e tecnologia.

Participação acadêmica e institucional

O IV ERIRN contará com a participação de pesquisadores da UFERSA, UFRN, UERN e IFRN, além de representantes das secretarias de educação do estado e municípios do RN. O evento também recebe apoio da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, do Instituto Metrópole Digital (IMD) e do PPgITE (Programa de Pós-Graduação em Inovação e Tecnologias Educacionais), fortalecendo ainda mais a conexão entre academia, tecnologia e educação.

A edição de 2024 do ERIRN se posiciona como um dos maiores eventos de robótica educacional do estado, reunindo um público diversificado e oferecendo oportunidades únicas de aprendizado, colaboração e inovação. O evento promete transformar o cenário educacional e tecnológico do Rio Grande do Norte, consolidando o estado como referência em robótica e inovação educacional.

Você pode conferir a programação completa aqui, além de outras informações sobre o IV ERIRN no site ou no perfil do evento no Instagram.