Na última semana, os alunos da turma de Ciências e Tecnologias Aplicadas com ênfase ambiental (CTA1) da Escola de Ciências…
Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) abriu suas portas para uma visita especial. O Centro Infantil Professora Francisca Reinaldo de Oliveira Fernandes (CIFROF), de Emaús – Parnamirim, foi representado pela Diretora Administrativo-Financeira Rochelly Veruska Pereira Costa e pela Coordenadora Pedagógica Milena Alves Teixeira. O encontro também contou com a participação dos alunos da disciplina “Qualidade em Ambientes de Inovação” do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), acompanhados pela professora Herculana Santos.
O evento foi considerado um momento de inspiração para todos os envolvidos, promovendo a integração entre educação e tecnologia. Sob a orientação dos professores Aquiles Burlamaqui e Marconi Câmara, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos projetos de destaque do LAR, o Um Robô por Aluno (URA). A iniciativa tem como intuito disseminar o conhecimento da robótica de baixo custo para alunos da rede pública de ensino, com a propagação do kit de robótica – cerca de 10 vezes mais barato do que os encontrados no mercado – nas instituições de ensino, para que cada aluno possa ter seu próprio robô.
A professora Herculana destaca a importância da visita para o aprendizado dos alunos. “O LAR é um super ambiente inovador, não podia deixar passar a oportunidade dos meus alunos conhecerem o projeto e verificarem o ambiente de inovação em que o URA está inserido”, afirmou. A disciplina ministrada no PPgCTI tem como objetivo mostrar aos alunos os ambientes inovadores do estado e inspirá-los a desenvolver novas ideias e atividades. Segundo a professora, isso desperta muitos insights para a elaboração de ideias e atividades.
A visita também proporcionou uma rica troca de experiências entre os alunos do PPgCTI e os representantes do CIFROF. Herculana ressaltou que “os relatos das educadoras foram essenciais para validar as ideias que são pensadas no URA”, fortalecendo a colaboração entre os diferentes níveis educacionais. Ela ainda apontou que o URA pode servir de ponte entre a educação infantil e a inovação tecnológica, desde a elaboração de conceitos até a prática e uso de estratégias que relacionam a tecnologia com o aprendizado no dia a dia.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site https://www.umroboporaluno.org.