No dia 29 de outubro acontece a Primeira revisão de Álgebra Linear, destinado a alunos da UFRN que cursam a…
Pesquisadores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) foram contemplados na chamada pública n° 09/2022, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca fomentar projetos na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) e valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação. O resultado preliminar, divulgado na última semana, está disponível aqui.
O projeto do professor Léo Gouvêa Medeiros, contemplado na chamada, intitulado Gravitação de Ordem Superior e a inflação Cósmica tem por objetivo analisar elementos específicos da gravitação aplicado à cosmologia do universo primordial, se aprofundando nas sementes primordiais que deram origem às estruturas em larga escala observadas no universo atual. Para Leo, que já havia sido contemplado na bolsa de produtividade por três anos, esse tipo de chamada é um incentivo para que os professores e pesquisadores continuem a produzir não só com regularidade, mas também aumentando a qualidade.
Outro professor contemplado foi o Gustavo Zampier, coordenador do projeto Modelagem Neuronal Híbrida em redes com acoplamento enfático. O pesquisador explica que a ideia do estudo é investigar, via simulação numérica, a relação entre um prejuízo na comunicação efática neural e o aumento de oscilação beta, a partir da análise dos sinais biológicos, características dinâmicas, fisiológicas e computacionais da interação efática entre neurônios, individualmente ou em redes. O projeto faz parte de grupo de pesquisa composto por pesquisadores de diversas áreas da ciência, como matemática, física, fisiologia, biologia e neurociência, e pode ser acompanhado através do site da iniciativa.
O resultado final será disponibilizado no dia 10 de fevereiro através do site oficial.