O projeto Cometa Nordestino espalha conhecimento científico e inspira um futuro de possibilidades nas comunidades nordestinas...
O professor titular da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Gláucio Bezerra Brandão, foi o convidado especial do programa Xeque-Mate, exibido nesta segunda-feira, 12, pela TVU, na edição da temporada “Desafios Para o Futuro”. Reconhecido no ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte e referência no empreendedorismo tecnológico, o professor compartilhou valiosas perspectivas sobre o futuro dos negócios e das tecnologias emergentes.
Com um currículo acadêmico robusto, que inclui graduação em Engenharia Elétrica, mestrado em Biofísica e Radiobiologia e doutorado em Engenharia Elétrica, Gláucio Bezerra é uma figura central no desenvolvimento de iniciativas inovadoras. Ele é também cofundador da Inova Metrópole, a primeira incubadora da UFRN, que já apoiou mais de 200 startups. Sua visão estratégica é essencial para a consolidação de parcerias e desenvolvimento de projetos de grande impacto regional.
Além de sua contribuição no ecossistema de inovação da UFRN, o professor Bezerra é atualmente o gerente executivo da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos, Tecnológicos e Aplicados da ECT (inPACTA), que tem impulsionado a criação de novas empresas e soluções tecnológicas em sintonia com as necessidades do mercado. Por meio da inPACTA, ele busca fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico e transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis, oferecendo suporte às startups no seu processo de incubação.
Na entrevista, o professor também abordou sua metodologia Triztorming, que por meio da “Criatividade Negocial” oferece propostas de valor único em produtos, processos, serviços e startups. Essa metodologia resultou em um livro, disponível para pré-venda, e já foi aplicada em diversas empresas no Rio Grande do Norte.
Gláucio Bezerra também falou sobre o desenvolvimento da Escola de Inovação IncaaS, voltada para promover o empreendedorismo inovador de alto nível em empresas de micro e médio porte. Seu trabalho reforça a importância de pensar o empreendedorismo de forma científica e a ciência de maneira empreendedora.
A entrevista completa já está disponível no canal da TVU, acesse aqui.