A turma 7 da disciplina de Ciências e Tecnologias Aplicadas (CTA) em Engenharia do Petróleo, da Escola de Ciência e…
Na última semana, a Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, recebeu o Secretário Extraordinário de Gestão de Projetos Especiais da prefeitura de Natal, Alexandre Duarte, acompanhado da Diretora do Departamento de Gestão de Processos, Irani Santos, e da assessora de projetos especiais, Giovanna Lima, interessados em conhecer o projeto URA – Um Robô por Aluno por dentro.
Durante a visita, os professores Aquiles Burlamaqui e Orivaldo Santana,coordenadores do laboratório de automação e robótica (LAR), apresentaram ideias, os obstáculos e os trabalhos presentes no URA. Os visitantes conheceram ainda o Laboratório de Robótica e os alunos membros do projeto, que acreditam na importância desse conhecimento para resolver os problemas da sociedade de forma inovadora e eficiente.
É um contato inicial, cuja intenção é construir uma parceria entre o projeto e a Prefeitura de Natal, pensando em um maior investimento na ciência, robótica, e expansão para além da comunidade acadêmica. Além do suporte que a possível parceria traz ao projeto, a prefeitura também pretende levar a experiência do projeto URA para escolas de ensino fundamental. A proposta é iniciar com um projeto piloto de implantação e alcançar ainda mais escolas na medida em que a ideia amadureça.
O projeto de extensão da UFRN “URA – Um Robô Por Aluno”, vinculado à rede de laboratórios NatalNet, integra ensino, pesquisa e extensão na educação pública, trazendo o ensino da robótica de baixo custo para o cotidiano dos alunos. Ensinando desde a montagem dos robôs até a programação deles, os alunos são desafiados a empoderar a tecnologia e utilizá-la para mudar a realidade. Para mais informações, acesse o Instagram do projeto @umroboporaluno.