O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realiza nos dias 06 e 09 de maio, às…
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou, no dia 08 de abril, o resultado final da primeira etapa do projeto Catalisa ICT, iniciativa voltada para a transformação do conhecimento científico em soluções de alto impacto. 16 pesquisas de professores e alunos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) foram selecionadas e participam de capacitação gratuita, que teve início na última terça-feira, sobre atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação e prospecção tecnológica.
Além da capacitação, que dura em média três meses, o Catalisa ICT conta com mais duas etapas importantes para o desenvolvimento dos projetos. Na segunda etapa, com duração de nove meses, as empresas selecionadas receberão suporte para que suas propostas tenham viabilidade para aplicação prática no mercado. Já na última etapa, as deeptechs escolhidas receberão, por 12 meses, apoio financeiro, técnico e de mercado, garantindo que as soluções se tornem escaláveis e sustentáveis, conectando-as às indústrias e investidores.
O principal propósito do Catalisa é impulsionar negócios deeptech, startups de base tecnológica que nascem da união de conhecimento científico, tecnologia e inovação, convertendo pesquisas acadêmicas em inovações que fomentam o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Conheça algumas das propostas selecionadas
Um dos projetos selecionados foi o Indiq.AI, uma proposta da discente do PPgCTI Célia Buarque que consiste na coleta de dados de forma lúdica (gamificação) e planejamento de ações de marketing mais assertivas para um problema comum no varejo de alimentação: o baixo retorno no investimento em marketing.
Célia falou sobre o processo de criação da ideia: “O projeto foi criado a partir da minha vivência com quase 200 empresas e da motivação da minha orientadora, professora Zulmara Carvalho (PPgCTI), que me incentivou a transformar essa experiência em pesquisa aplicada. O ponto de virada veio após uma disciplina ministrada pelo professor Gláucio Brandão (ECT), que me fez enxergar um gargalo estrutural: como criar ações de MKT mais assertivas se não há dados? E mais – como coletar dados se não existe cultura do consumidor em fornecê-los? Isso me levou a uma análise estratégica mais profunda, considerando viabilidade, escalabilidade e monetização.”
Já o Projeto Alvotec, proposta de Rita Carvalho, também discente do PPgCTI, foi aprovado na primeira fase do programa e tem como principal objetivo fomentar a inclusão social de maneira leve, assertiva e eficaz dos profissionais com deficiência (PCDs) em empresas. Além disso, o projeto busca tornar mais transparentes e eficientes os processos de apresentação documental junto aos órgãos fiscalizadores, contribuindo também para o aprimoramento das políticas públicas de inclusão.
Segundo a discente, que também é orientada pela docente Zulmara Carvalho, a ideia surgiu a partir de uma “dor” identificada ao longo de mais de duas décadas de atuação na área de Recursos Humanos, e amplamente compartilhada por outros profissionais da área. Ao longo desse período, ela identificou uma dificuldade persistente na inclusão de pessoas com deficiência (PCD), especialmente no que diz respeito à fidelização desses colaboradores no ambiente corporativo.
Outro projeto selecionado no Catalisa foi o do docente Adley Lima (PPgCTI). Segundo o professor, seu projeto trata-se de um biocurativo biodegradável, que tem um princípio ativo oriundo da Amazônia, com ação anti-inflamatória e cicatrizante. É um projeto desenvolvido há vários anos, onde o produto já foi testado com sucesso, em animais (camundongos) e em breve será testado em pacientes humanos.
O impacto do PPgCTI nos projetos
O PPgCTI foi um dos principais apoiadores no processo de desenvolvimento das propostas selecionadas neste ciclo do Catalisa ICT. Para Célia, o Programa foi crucial para o reconhecimento do potencial de seu projeto: “O PPgCTI foi decisivo em todo esse processo, tanto na base teórica quanto na orientação prática. Foi essa estrutura que me permitiu competir no Startup Nordeste, onde o Indiq.AI foi aprovado em 17º lugar; conquistar o 2º lugar regional no IEEE/UFRN e o 4º lugar internacional.”
Já Rita exalta o profissionalismo dos responsáveis: “O PPgCTI proporcionou-me um vasto conhecimento, enriquecido pela excelência dos professores da instituição. A qualidade do curso de inovação foi algo que eu jamais imaginei vivenciar, principalmente devido à competência e didática de cada professor, cujas abordagens instigaram um aprendizado profundo e transformador.”
Por fim, o professor Adley complementa citando o processo de construção e aprimoramento de ideias: “O PPGCTI sempre contribui através do corpo docente e discente qualificado, onde sempre temos momentos de brainstorming, de muita troca de conhecimento, sempre visando fortalecer os projetos e tecnologias, com muita inovação.”
Confira abaixo os pesquisadores vinculados à ECT e ao PPgCTI que tiveram seus projetos selecionados:
- Adley Antonini Neves de Lima (Docente do PPgCTI).
- Anderson Kley B. Câmara Pinheiro (discente do PPgCTI; Orientador: Cristiano Alves da Silva).
- Bianca Monike Oliveira de Araújo (discente do PPgCTI; Orientadora: Luciana Figueiredo de Lopes Lucena).
- Célia Regina Lima Buarque de Souza (discente do PPgCTI; Orientadora: Zulmara Virgínia de Carvalho).
- Helton Maia Peixoto (Docente do PPgCTI).
- Horácio Betcel Guimarães (Egresso do PPgCTI).
- Idamylton Garcia Cunha (discente do PPgCTI; Orientadora: Carlos Alexandre Camargo de Abreu).
- José Geraldo Soares Durães Júnior (discente do PPgCTI; Orientador: Carlos Alexandre Camargo de Abreu).
- José Veraldo Alves Neto (discente do PPgCTI; Orientadora: Zulmara Virgínia de Carvalho).
- Leiliane de Albuquerque Dantas (discente do PPgCTI; Orientador: Orivaldo Vieira de Santana Junior).
- Luis Gustavo Ferreira Braga (discente do PPgCTI; Orientador: Henrique Rocha de Medeiros).
- Mauro Oruam (Egresso do PPgCTI).
- Orivaldo Vieira de Santana Junior (Docente do PPgCTI).
- Rita de Cássia Gomes de Carvalho (discente do PPgCTI; Orientador: Jamerson Viegas Queiroz).
- Zulmara Virgínia de Carvalho (Docente do PPgCTI).