A turma 7 da disciplina de Ciências e Tecnologias Aplicadas (CTA) em Engenharia do Petróleo, da Escola de Ciência e…
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) tornou público, no dia 5 de janeiro, o resultado preliminar do Edital n.º 09/2023, do Programa Startup Nordeste – Rio Grande do Norte, 2ª Edição, onde 200 projetos foram aprovados para participarem da primeira fase (pré-aceleração). Entre essas propostas, 17 são desenvolvidas por discentes e docentes vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia.
Entre os trabalhos está o projeto Sensar, liderado pelo egresso em Ciências e Tecnologia (C&T) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), Luiz Felipe Santana. O Sensar propõe o monitoramento de equipamentos industriais por meio da Internet das Coisas (IoT), implementando sensores inteligentes em máquinas e equipamentos industriais com o objetivo de coletar dados em tempo real sobre as condições de operação, tendo foco especial em vibrações.
De acordo com o estudante, esses sensores estão conectados à Internet, permitindo que a transmissão contínua de dados seja feita para a plataforma central. A análise desses dados é realizada utilizando algoritmos avançados, que podem detectar padrões de vibração anormal ou indicativos de desgaste em componentes mecânicos, sendo possível a identificação proativa de potenciais falhas, permitindo que as equipes de manutenção intervenham antes que ocorra uma parada não programada.
O professor Orivaldo Santana, orientador do discente no PPgCTI, acrescenta que o projeto encontra-se em uma fase avançada de negociação e já está em testes práticos em indústrias do Rio Grande do Norte.
O Startup Nordeste é uma estratégia de desenvolvimento regional que tem o grande objetivo fomentar e desenvolver startups, em estágio de ideação, baseadas na região Nordeste. O programa ocorre em três fases até a divulgação final dos selecionados. Caso queira saber mais detalhes do cronograma, visite o site (https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnern2).
Confira abaixo todos os empreendedores da ECT e seus projetos aprovados nesta fase:
- Construflow;
- Do Campo à Mesa;
- App SisTEA;
- Aula Zero;
- General System Integrated;
- GS Conecta;
- Ibarco Cargas;
- INCAAS – Ciclos Inovadores;
- IndikAI – App Web Gameficado para Clube de Benefícios com Uso de Inteligência Artificial;
- InstruNow;
- inSystem LTDA;
- MindForest;
- Sci2Biz – Ensino e Aprendizagem Eficientes;
- Sensar;
- Shrimp Eco Analytics;
- SISPREV;
- WLF;
Confira também a lista completa, basta acessar este link.