Nesta quinta-feira (11), a Comissão Eleitoral do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPGCTI) divulgou a ata com…
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou, no dia 26 de março, o resultado final de startups selecionadas para fase de aceleração e fomento do Startup Nordeste. Empresas criadas por discentes e egressos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) estão entre os finalistas.
As microempresas selecionadas continuam recebendo mentoria especializada e devem passar pelo processo de formalização e entrega de documentos. A validação e o deferimento das documentações necessárias resultam na contemplação da Bolsa Sócio-Empreendedor, um incentivo aos novos negócios do mercado, no valor mensal de R$6.500,00 pelo período de seis meses.
Para Ronkaly Souza, idealizador do projeto DUNA e discente do PPgCTI, o maior desafio desta etapa foi compreender e reproduzir o propósito da startup de uma forma clara a partir dos questionamentos feitos pela banca do Startup NE. “Nossas expectativas agora são começar a programar a nossa solução, realizar os testes e conseguir lançá-la até o final do ano”, afirma o discente, que é orientado pelo professor Aquiles Medeiros. DUNA é uma IA generativa que auxilia nos processos de criação e automatização, responsável por otimizar e atender as necessidades de cada cliente.
No caso da startup EDscapeR, seu fundador e aluno da turma especial da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) do PPgCTI, Ernane Bastos, reconhece a importância do incentivo de professores da ECT nessa jornada de aceleração desenvolvimento, especialmente de sua orientadora do projeto, professora Zulmara Virgínia. “Espero conseguir acelerar a startup, confirmando que ciência acadêmica e mercado andam de mãos dadas”, diz Ernane. A startup EDscapeR desenvolve jogos de realidade virtual com o objetivo de transformar a experiência de treinamento do setor público, abordando temas como inovação, acessibilidade e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com fases cada vez mais criteriosas, chegar à final do Startup NE é o resultado de muita preparação e mudanças necessárias para o crescimento de um novo negócio. Saiba quais startups vinculadas à ECT passaram no programa:
- Aula Zero. Responsáveis: Luíz de França Afonso Ferreira Filho (Egresso de Ciências e Tecnologia) e Auana Maroni Fernandes (discente do PPgCTI)
- Capte.AI. Responsável: Gileno Senna Negreiros (egresso do PPgCTI)
- ChatCont. Mentorada por Célia Regina Lima Buarque de Souza (discente do PPGCTI)
- DUNA. Responsável: Ronkaly Carlos Silvestre de Souza (discente do PPgCTI)
- EDscaper. Responsável: Ernane Cesar de Oliveira Bastos (discente da turma especial JFRN do PPgCTI)
- EDUCALDEIA. Responsável: Camila Beatriz Rodrigues Almeida (discente do PPgCTI)
- Ejner 4 Autismo. Mentorada por Raphael José Rodrigues Torres (egresso do PPgCTI)
- Pandawans. Responsável: Anderson Kley Baumgartner Câmara Pinheiro (discente do PPgCTI)
- Refácil. Responsável: Idamylton Garcia Cunha (discente do PPgCTI)
- Simplemed. Responsável: Verônica Medeiros de Azevedo e Joiza Isabelly de Oliveira Barbosa (discentes do PPgCTI)
- StageTurbo. Responsável: Leandro Viana Pereira de Castro (discente do PPgCTI)